sexta-feira, 14 de março de 2014

Encontro Presencial

Os objetivos desse primeiro encontro são:
• apresentar-se e recepcionar a turma, permitindo um primeiro contato pessoal e a
criação de um clima de confiança mútuo;
• apresentar o local e os equipamentos disponíveis;
• conhecer os cursistas, suas expectativas, suas ansiedades e seu perfil;
• apresentar o Curso: os objetivos, a estrutura, o cronograma e os materiais que
serão utilizados;
• orientar sobre as demandas da aprendizagem a distância; e
• iniciar os estudos da Unidade 1

1- Dinâmica "Celebração do encontro"
Objetivos:
• Proporcionar integração e memorização de nomes.
 Desenvolvimento:
•A turma fica em roda, de forma que todos possam se ver.
• O(A) facilitador(a) começa o seguinte movimento:
Diz seu nome, bate uma palma e escorrega a mão direita como se fosse uma flecha apontando para outra pessoa.
A pessoa que foi apontada realiza o mesmo procedimento: diz seu nome, bate uma palma e indica outra pessoa.
Seguem-se algumas rodadas até que todos os participantes tenham participado. Então, o(a) facilitador(a) pode propor um novo desafio:
Um dos participantes deve dizer o nome da pessoa anterior (que lhe apontou com a mão), o seu próprio nome, bater uma palma e passar para alguém.
Novamente são realizadas algumas rodadas e o(a) facilitador(a) pode propor um último desafio:
Um dos participantes deve dizer o nome da pessoa anterior (que lhe apontou com a mão), o seu próprio nome, o nome da pessoa para quem vai passar, bater uma palma e apontar a mão para essa pessoa.
Material:
Sem necessidade de recursos materiais
 Confira algumas cenas











2-  Organização do Curso e metodologia

O Curso está dividido em três unidades, que têm como objetivos específicos:
Unidade 1: Cultura midiática e escola

  • Incentivar a reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das nossas crianças e jovens, de modo a nos tornarmos mais afins a uma atuação em conjunto com esses alunos, proporcionando, assim, um uso mais útil e significativo das tecnologias para que eles sejam mais capazes de contemplar seus desejos e necessidades.
  • Iniciar-se na experimentação pessoal de mídias sociais.
Unidade 2: Cultura das redes – mapeamentos fundamentais

  • Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes.
  • Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.
  • Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais.
Unidade 3: Mídias Sociais e Escola – caminhos para a cidadania
  • Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes de se posicionar de modo crítico e criativo frente às profundas transformações que esta nova era de tecnificação traz consigo.
  • Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mídias sociais para construção de uma sociedade mais solidária e justa.Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.
O projeto pedagógico deste Curso propõe uma metodologia flexível nas dimensões tempo e espaço, com mais propostas de atividades a distância e/ou semipresenciais.

3- Pesquisa na Internet








Atividade1.1  A imagem da Escola




 A imagem da escola
Você já parou para observar como a escola é retratada? Quais imagens costumam
representar a “ideia” de escola?
Nossa proposta para essa atividade tem o propósito de promover reflexões por meio
de outra linguagem. Afinal, como diz o ditado popular, “uma imagem vale mais do que
mil palavras”.
 Momento1: Pesquisar na Imagens de ambientes escolares
Orientações para a realização da atividade:
Momento 1:
Realizem a primeira etapa da atividade individualmente ou em pequenos grupos:
acessem uma ferramenta de busca na web;
Selecionem a opção de busca por imagens (opção normalmente apresentada em
menu no topo da página) e pesquisar imagens usando palavras-chave relativas ao processo
educativo: aula, professor, escola.
Em seguida, no grande grupo, compartilhem as descobertas e analisem os principais
resultados obtidos:
• Quais mensagens essas imagens transmitem acerca do papel do professor e do
estudante?
• Qual a proporção de imagens que apresentam uma cena tradicional de professor
transmitindo informações?
• Qual a proporção de imagens onde o aluno tem um papel passivo de apenas ouvir,
copiar, exercitar?

Momento 2: Tire fotos de vários espaços da sua escola.
Reflexão: Em que medida as cenas colhidas é similar às que você obteve nas suas pesquisas na Web?
Sintetize suas reflexões (no formato que desejar – doc, docx, pdf, ppt) e compartilhe no Portfólio/Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário