sexta-feira, 14 de março de 2014

Atividade 1.3 Relação homem-técnica


Momento 1: Vídeos para  Reflexão no Fórum - Complexa relação: Homem-máquina

Hoje, há uma grande quantidade de vídeos na rede, em sites como o YouTube, Vimeo,
entre outros.
Indicamos alguns vídeos  visando a instigar reflexões e debates acerca da complexa relação homem-máquina.
  • Campanha publicitária de telefonia celular que discute o impacto das tecnologias
móveis no cotidiano (a partir das ideias contidas no site mobileactive.org)
disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LQXsCkNdEpo.

  • Como a telefonia celular pode vir a mudar nosso cotidiano no ano de 2020.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jvVq99cqG6Q.


  • Rafinha 2.0. Vídeo criado por Gustavo Donda e a equipe da TV1, apresentado na 1ª Conferência Web 2.0 sobre a revolução na comunicação e na economia causada pelas mudanças tecnológicas. 


• Uma história simples que ilustra a força das mídias sociais.


 Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k3VMfbIM-Xo.



Momento 2: Online - Reflexão em Grupo - Portfólio
Além dos vídeos, que tal buscar exemplos práticos na sua história que lhe ajude a observar essa problemática?
Sugerimos um foco especial aos processos de inteligência e aprendizagem. Busque identificar exemplos de comparação de tecnologias na realização de ações/trabalhos cotidianos e compare as influências/mudanças. Tente analisar diferentes estratégias e formas de raciocínio e a relação com as tecnologias de suporte.
Situação-problema 1:
Analise a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a dia, em situações de compra em um supermercado ou outro estabelecimento qualquer. Para isso, é interessante observar diferentes públicos acostumados à realização de cálculos usando diferentes dispositivos externos (papel e lápis, calculadora etc.) e sem esse uso. Explore sua criatividade para a criação de questionamentos que lhe instiguem a observação:

Quais os principais dispositivos usados pelas pessoas para realizar essa operação?

Há uma relação entre gerações e tipos específicos de dispositivos (Por exemplo, jovens usando recursos do celular; adultos buscando calculadoras etc.)?

As pessoas possuem agilidade para realizar cálculos mentalmente ou necessitam de dispositivos externos? Questione-as sobre como fazem o cálculo e observe diferenças nas estratégias e formas de raciocínio.
Situação-problema 2:
Analise a realização de tarefas escolares, comparando diferentes gerações.

Como as crianças e jovens realizam as tarefas escolares hoje? Quais tecnologias e dispositivos de suporte utilizam?

Quais diferenças podem ser identificadas em relação às gerações anteriores?

De que forma você considera que a mudança de tecnologias alterou o processo?

Situação-problema 3:
Analise a realização das pesquisas escolares hoje em dia e nos seus tempos de escola.
Diferenças, semelhanças (formas de encaminhar o trabalho, fontes de referência utilizadas, as dificuldades que os alunos enfrentavam antes, e as dificuldades de agora).
Nas observações, é natural estabelecermos julgamentos de valor, classificando como benéficas determinadas tecnologias e como prejudiciais, outras. É natural e mesmo produtivo que você realize comparações. Contudo, evite julgamentos radicais e excludentes, pois para todas as situações existem muitas perspectivas e nuances, e o que pode parecer ruim sob determinado aspecto, pode apresentar benefícios quando observado de outra perspectiva. Portanto, gostaríamos de incluir no seu exercício a habilidade de investigação de forma imparcial e inclusiva.

Orientações para a realização do momento 2 -  Portfólio  - Comunidade Virtual E-Proinfo Presensial
Vocês podem selecionar uma ou mais situações-problema para o grupo pesquisar e discutir. Também há a opção de escolher as situações-problema apresentadas, ou definir outra(s) problemática(s). A proposta é uma pesquisa bastante simples e rápida.
Dessa forma, a coleta de dados para a análise pode ser feita de forma empírica, por meio da observação direta de situações no dia a dia. Vocês também podem realizar entrevistas na tentativa de compreender melhor os processos em análise. Apesar do caráter informal da pesquisa, lembrem-se de registrar os dados (no caso de entrevistas, sugerimos gravação em áudio – ou mesmo pequenos vídeos feitos com seu celular) para facilitar sua análise e síntese posterior.
Realizem a partilha e o debate das informações obtidas e estruturação de sínteses no espaço indicado pelo seu(sua) formador(a).
 Ao final, elaborem um material apresentando brevemente a pesquisa do grupo e os principais resultados obtidos. Vocês podem usar a mídia que desejarem. Obs.: nos cursos anteriores do ProInfo Integrado, vocês já tiveram a experiência de criar blogs (caso você ainda não possua um blog, que tal considerar a possibilidade de construir um?) e produções multimídia. Vocês poderão aproveitar esses saberes e ampliá-los com a experimentação de novas ferramentas.

2 comentários:

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  2. O vídeo: Rafinha 2.0 retrata muito bem a geração 'Z'. Adolescentes dessa geração, em sua maioria, não são capaz de imaginar o mundo sem computador, telefone celular e outros equipamentos tecnológicos. Sua ideologia de pensamento foi influenciada desde o berço pelo mundo veloz e aprimorado que a tecnologia vem implantando. É visível a capacidade desses jovens em utilizar ao mesmo tempo diversos recursos: ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet.
    O grande desafio que a escola tem diante dessa geração, é fazer com que os jovens utilizem todos os recursos para a aquisição da informação e o aprimoramento do conhecimento. Como converter as informações cotidianas do publico jovem em objetos de aprendizagem? Nossa ação pedagógica deve estar amparada na busca da resposta a essa pergunta inquietante.... Estamos todos nesse barco, vamos remar para alcançar o nosso objetivo!

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